segunda-feira, 23 de maio de 2011

Qual o treino ideal para Você?

Qual o seu tipo de corpo? Qual o treino indicado a você? Muitas pessoas sentem a necessidade de agrupar os indivíduos em função da constituição física ou biótipo.


Estas divisões em gordo, magro, alto, baixo, forte, fraco eram feitas através da observação. Vários métodos foram criados e desenvolvidos, dentre eles a avaliação somatotipológica, denominando
a composição corporal das pessoas. De acordo com esta avaliação, os indivíduos foram divididos em três condições diferentes:

Endomorfo dominante
Apresenta como principal característica, o arredondamento das curvas corporais. Geralmente apresenta cabeça larga e arredondada, pescoço curto e grosso, tórax grosso e largo, braços curtos, abdome largo, cintura ampla, nádegas e pernas grossas e largas. Um indivíduo obeso é um bom exemplo da endomorfia.

Treinamento
Exercícios aeróbios de cinco a seis vezes por semana, de 30 a 60 minutos. Musculação três vezes por semana e alongamentos antes e depois dos exercícios.

Mesomorfo dominante
Dentre as principais características destacam-se o grande relevo muscular aparente, com contornos predominantes na região do trapézio, deltóide e abdominal, bem como estrutura óssea mais maciça, volume do tórax dominando sobre o abdome. A porcentagem de gordura corporal é baixa. Os atletas são bons exemplos de mesomorfia.

Treinamento
Exercícios aeróbios de cinco a seis vezes por semana, de 30 a 60 minutos. Musculação quatro vezes por semana e alongamentos
antes e depois dos exercícios.

Ectomorfo dominante
Estrutura corporal frágil, delicada, com segmentos finos, nariz e pescoço finos, tórax aplainado e longo, ombros arredondados, braços longos e finos. O indivíduo magro é um bom exemplo de ectomorfia.

Treinamento
Exercícios aeróbios três vezes por semana por 30 minutos. Musculação quatro vezes por semana e alongamentos antes e depois dos exercícios.

Mas esta avaliação era feita principalmente aos homens e se tornou deficiente. O objetivo passa a ser a obtenção do tipo corporal fenotípico com base nas medidas presentes em cada corpo ou de cada indivíduo separadamente.

Desta forma, passa-se a medir a estatura e o peso (medidos através de balança ou estadiômetro) as dobras cutâneas (medidas através de espessímetros, compassos ou plicômetros), os diâmetros (medidos através de paquímetros) e perímetros (através de fita métrica), através de fotografias e das medidas antopométricas.

Como você pode ver esta avaliação é complexa e por isso é muito importante fazer uma avaliação física completa. Na academia, além desta avaliação, você faz um teste ergométrico, uma avaliação postural e testes das valências físicas, incluindo força, resistência muscular localizada, flexibilidade, resistência anaeróbia e resistência aeróbia podendo ser analisado também a velocidade, a potência, a agilidade, o ritmo, o equilíbrio e a coordenação.

Muitas mulheres me pedem treinos para o tipo pêra (mais finas nos membros superiores e largas nos membros inferiores) ou maçã (mais largas nos membros superiores e estreitas nos membros inferiores). O ideal também nestes casos é fazer uma avaliação completa como a citada acima, levando em conta que você deve mudar o seu treino a cada dois ou três meses para dar novos estímulos ao corpo.

De qualquer forma, aqui vai uma dica:

Nos casos pêra: Exercícios aeróbios de cinco a seis vezes por semana, de 30 a 60 minutos, musculação quatro vezes por semana com treinos de resistência ou endurance para os membros inferiores e de hipertrofia para os membros superiores e alongamentos antes e depois dos exercícios.

Nos casos maçã: exercícios aeróbios de cinco a seis vezes por semana, de 30 a 60 minutos, musculação quatro vezes por semana com treinos de resistência ou endurance para os membros superiores e treinos de hipertrofia para os membros inferiores e alongamentos antes e depois dos exercícios.

Isto é uma sugestão, mas que deve ser analisada a cada caso, podendo sofrer alterações. Assim, se torna essencial fazer a avaliação com um bom profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário